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Mato Grosso: 38 crianças aguardam adoção

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O poder Judiciário de Mato Grosso realiza, no próximo dia 20, as comemorações alusivas ao dia nacional da adoção. Neste ano, o evento deverá ocorrer em todas as comarcas do Estado. O objetivo dos organizadores da campanha estadual “Adotar é Legal” é levar ao conhecimento da sociedade a realidade das crianças abandonadas por seus genitores ou foram destituídas das famílias originais e que estão à espera de pais adotivos em instituições públicas.

Atualmente, em Mato Grosso, existem 38 crianças aptas para a adoção. Mais de 90% são crianças com idade superior a sete anos e cerca de 30% tem problemas de saúde. Nos lares e abrigos de Mato Grosso vivem aproximadamente 350 meninos e meninas que passam por situação de risco.

Para a comarca de Cuiabá, a solenidade acontecerá no fórum da capital às 17 horas. Na ocasião será assinada uma parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social e Ministério Público para a viabilização do projeto ‘Padrinhos – Pais Solidários’. Esse projeto inédito visa envolver a participação da sociedade civil de forma que pessoas que não tenham interesse em adoção ou guarda, mas que desejam ajudar, apadrinhem crianças e adolescentes institucionalizados com suporte material ou financeiro, afetivo ou como prestador de serviços.

A campanha ‘Adotar é Legal’, teve sua primeira edição no ano de 2001 e em 2007 foi transformada em programa permanente, pela atual gestão. Durante todo o ano foram desenvolvidas atividades com o cunho de despertar na sociedade o interesse em adotar e a mudança dos conceitos de família. Para a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), que coordena esse programa, as avaliações são positivas.

“O mais importante durante esse primeiro ano de campanha é que os conceitos estão se alterando em Mato Grosso. A sociedade passa a ver a adoção também como uma forma de resolver os problemas sociais, como o abandono de crianças”, explicou a secretária-geral da Comissão Estadual Judiciária de Adoção, Lindacir Bernardon. Ela informou que a Ceja realizou, de forma ininterrupta, dezenas de atividades junto a vários segmentos da sociedade como palestras em escolas públicas e particulares, igrejas, concursos de desenho e redação, parcerias com entidades e instituições, entre outros.

Outro avanço com a campanha, segundo os dados da Ceja, foi a implantação de projetos como “Pré-natal da Adoção”. Nesse projeto futuros pais adotivos participam de palestras e tem a oportunidade de sanar todas as dúvidas referentes à adoção. “Desde que começaram os encontros, os pretendentes estão mais seguros. Nós trabalhamos com eles as expectativas geradas com a chegada de um novo integrante da família. O objetivo é quebrar os mitos que envolvem esse tema”, ressaltou Lindacir Bernardon.

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