O desembargador federal Ítalo Fioravanti Sabo Mendes está na listra tríplice de candidatos à vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Concorrendo com os também desembargadores Luiz Alberto Gurgel de Faria e Néfi Cordeiro, o mato-grossense terá a indicação analisada pela presidente Dilma Rousseff. A vaga em disputa foi aberta com a aposentadoria do ministro Castro Meira.
A definição dos integrantes da lista ocorreu durante sessão do Pleno do STJ, ontem. Caso seja escolhido, Mendes ainda enfrentará uma nova fase no processo de escolha, sendo sabatinado pelo Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e votado pelo plenário da casa legislativa.
Ao todo, 15 desembargadores federais concorreram à vaga. Luiz Alberto Gurgel de Faria, com 23 votos, e Néfi Cordeiro, com 19 votos, foram escolhidos em primeiro escrutínio. Os magistrados Ítalo Fioravanti Sabo Mendes (16 votos) e Messod Azulay Neto, do TRF da 2ª Região (14 votos) passaram para a fase seguinte.
No segundo escrutínio, foi selecionado Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, com 17 votos. Messod Azulay Neto manteve os 14 votos.