A Marinha do Brasil deu início aos procedimentos para construção da agência fluvial em Sinop. Foi homologado o resultado do pregão eletrônico para construção do muro, calçada e portões do prédio. Uma empresa do Corumbá, no Mato Grosso do Sul, venceu a concorrência, no entanto, o valor apresentando não foi divulgado, nem o cronograma das obras.
Em 2010, a prefeitura doou uma área de 2 mil metros quadrados para os trabalhos, na rua das Orquídeas, no Jardim Primaveras, próxima ao parque florestal.
Em agosto deste ano, o comandante do 6º Distrito Naval, almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, esteve em Sinop, para tratar sobre a doação de um terreno que será utilizada para a instalação de residência dos marinheiros. O projeto, de autoria do Executivo, que prevê a doação de uma área de seis mil metros quadrados, deve ser votado nas próximas sessões da câmara.
Apesar das discussões, o almirante destacou não haver prazo ainda para instalação definitiva. Atuarão no município aproximadamente 12 militares, sendo um oficial e 11 praças.