sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Máquinas apreendidas pela PF, IBAMA e Exército em garimpo no Nortão são destinadas para prefeituras

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (fotos: assessoria)

As prefeituras de Terra Nova do Norte e de Novo Mundo (156 e 291 quilômetros de Sinop, respectivamente) ficaram como fiel depositários de seis máquinas que foram apreendidas pelos agentes da Polícia Federal de Sinop e fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e apoio aéreo do Exército na operação Solea, que terminou ontem. Eles poderão ser usados até a conclusão do processo judicial de crime ambiental.

Para a prefeitura de Novo Mundo, onde ocorreu a extração ilegal de ouro, foram destinados dois tratores de esteira e uma escavadeira hidráulica. Já o município de Terra Nova do Norte receberá duas escavadeiras e uma esteira. Segundo o prefeito Valter Khun, as máquinas vão ajudar melhorar nas estradas rurais, escavação de tanques de peixes aos produtores, manutenção de pontes. “Ficamos extremamente felizes pelas ações com as destinações e pelo IBAMA ter atendido nosso pedido”.

Conforme Só Notícias informou em primeira mão, a ação abrangeu uma área de aproximadamente 450 hectares na região do encontro dos rios Braço Norte e Peixoto. Foram constadas quatro frentes de lavra de grandes dimensões em meio a floresta, operando com máquinas de grande porte sendo cinco escavadeiras hidráulicas e quatro tratores de esteira.

Foram constados também danos ambientais graves como desmatamento e degradação de Áreas de Preservação Permanente (APP), incluindo destruição de igarapés e nascentes, além do uso não autorizado de mercúrio na depuração do ouro. Desdobradas em campo as equipes de policiais conseguiram identificar os responsáveis pelos delitos, efetuando prisão em flagrante e realizando perícias para quantificar os danos ambientais.

O IBAMA autuou os responsáveis pelas infrações, apreendendo o maquinário utilizado nos delitos, além de vários conjuntos moto bomba e milhares de litros de óleo diesel.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE