segunda-feira, 9/junho/2025
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Mantida para este ano previsão de leilão da BR-163 em MT

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O governo federal quer fazer os leilões de privatizações, até final do ano, de todos lotes das rodovias federais programados para os certames. O posicionamento foi confirmado pelo ministro dos Transportes, César Borges, diante da falta de interesse de empresas em participar da concorrência da BR-262, o que assegurou não alterar o cronograma. A BR-060, no trecho que compõem com a BR-153 e a BR-262, em Minas Gerais, estão na primeira etapa da disputa, assim como trecho da BR-163 em Mato Grosso, e da BR-040, de Juiz de Fora até Brasília.

“O que propusemos foi não colocar duas rodovias ao mesmo tempo [no processo de licitação]”, disse o ministro. “Temos de ser realista colocando [primeiro] o que for mais atrativo. Não estamos trabalhando com exclusão de trecho, mas com redefinição de prioridades a serem colocadas nos leilões. Pode haver mudança na ordem dos lotes a serem colocados”, acrescentou, segundo a Agência Brasil.

No início do ano, a superintendente de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Viviane Esse, confirmou que 821,6 quilômetros devem ser privatizados da BR-163, entre Sinop e a divisa com Mato Grosso do Sul.

Os pedágios devem começar a ser cobrados quando cerca de 10% das obras estiverem concluídas – esse percentual representa 43 quilômetros. 9, dos 19 municípios que estão diretamente ligados à rodovia nos trechos, podem receber as praças: Itiquira, Rondonópolis, Santo Antônio de Leverger, Cuiabá, Jangada, Diamantino, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso.

A empresa que ficará responsável pelo pedágio deverá instalar na rodovia câmeras de segurança, equipes de socorristas e guincho. O valor do pedágio para carros de passeio deve variar entre R$ 2,4 e R$ 3,4, dependendo do trecho.

Hoje de manhã, o Consórcio Planalto, composto por dez empresas, venceu a concessão do trecho da BR-050 GO/MG,  em leilão promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, na BM&F Bovespa. A empresa propôs a menor tarifa, de R$ 0,04534 por quilômetro, representando deságio de 42,38%. Letícia Queiroz, representante do consórcio, disse que essa tarifa foi pensada com base em estudos feitos na rodovia. O trecho começa no entroncamento com a BR-040, em Cristalina (GO), e se estende até a divisa de Minas Gerais, no município de Delta, com o estado de São Paulo.

(Atualizada às 11:53h)

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