Mais de mil trabalhadores do setor madeireiro estão mobilizados neste momento, na praça municipal de Feliz Natal, onde participam de um protesto contra a atual situação enfrentada pelo setor. Reflexos da operação Mapinguari, além de outros fatores, já começaram a afetar a economia, gerando demissões em algumas empresas. Os comerciantes do município também estão apoiando o ato. Eles fecharam suas lojas e alguns estão no local.
Cerca de três mil pessoas são esperadas. A intenção da categoria, de acordo com o gerente de uma madeireira Virgílio Castro Filho, um dos organizadores, é sensibilizar todos sobre a situação enfrentada, além de reivindicar algumas melhorias. “Os trabalhadores protestam porque a maior parte das firmas ainda é madeireira”, avaliou. A demora na concessão de novas licenças e autorizações para extração de madeira também é um dos pontos levantados pela categoria.
O setor madeireiro é atualmente a base da economia de Feliz Natal. O movimento deve se estender até o final da manhã. À tarde, voltam a trabalhar e o comércio volta a atender.
Somente com a Operação Mapinguari, da Polícia Federal, foram citadas nas investigações sete pessoas do município, entre elas uma liderança indígena.