Geral

Manada de porcos-do-mato atravessa rio em Mato Grosso; veja o vídeo

Uma manada de mais de 200 porcos-do-mato foi filmada atravessando o rio Juruena, na região do município de Juruena (753 quilômetros de Sinop). As imagens, foram gravadas por dois pescadores. Os animais se dividiram em grupos com adultos e filhotes. Em alguns pontos da região, o rio pode chegar a ter até um quilômetro de uma margem a outra.

De acordo com o Instituto Onça-Pintada, a travessia de tantos porcos-do-mato em um rio de margens afastadas é algo considerado incomum. Um dos principais motivos da migração do animal poder ser pela busca por alimentos, sobrevivência ou acasalamento.

No mês passado, um bando de queixadas foi registrado por um vendedor autônomo, em uma estrada rural, em uma fazenda, no município de Itanhangá (238 quilômetros de Sinop). O homem estava em uma caminhonete e conseguiu se aproximar dos porcos-selvagens. Eles se assustaram e entraram novamente na mata. O animal costuma ser sempre visto em bandos na região.

Uma das características mais marcantes da queixada é o fato de ser um animal bastante agressivo e quando se sente confrontado estalam os seus dentes.