PUBLICIDADE

Mamífero raro é registrado em área monitorada em Sinop 

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (atualizado 10h16 - foto: assessoria)

Durante a realização da 5ª campanha do Programa de Monitoramento da Fauna Terrestre, realizada no mês de agosto, foi registrada a ocorrência do jupará (Potus flavus) em dois, dos três sítios monitorados na área de monitoração do programa do monitoramento da fauna terrestre da Inpasa Agroindustrial, em Sinop. Segundo o biólogo Valdinei C. Koppe, que coordena os estudos, “o jupará é um animal difícil ser encontrado, por apresentar hábitos noturnos e viver no dossel da floresta, sendo rara sua presença em listas de espécies de estudos de monitoramento de fauna”.

Também conhecido como macaco-da-meia-noite, macaco-janauaí, gogó-de-sola, dentre outros nomes regionais, o jupará é um mamífero frequentemente confundido com os primatas. No entanto, ele pertence à família dos carnívoros, como cães, gatos e ursos. Seu habitat natural é a floresta tropical e, no Brasil, ocorre principalmente na bacia amazônica e norte do Mato Grosso, podendo também ser encontrado em áreas de Mata Atlântica.

Sua alimentação é formada principalmente de frutos, sementes e insetos. E, por ter uma língua comprida, que permite se alimentar de néctar e insetos, o jupará tem um importante papel como dispersor de sementes e polinizador. A espécie não é considerada ameaçada.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

Foto ilustrativa: Marllus Rafael Almeida
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE