O mais recentes levantamento do ministério dos Direitos Humanos e Cidadania aponta que, entre os mais de 3,1 mil brasileiros repatriados dos Estados Unidos, desde fevereiro do ano passado, estão 88 pessoas que voltaram para Mato Grosso, sendo 73 homens e 15 mulheres. Em relação à faixa etária, 31 deles têm entre 18 a 29 anos, 28 entre 30 a 39 anos, 23 entre 30 e 49 anos e seis entre 50 a 59. Todos voltaram desacompanhados.
Entre agosto do ano passado (quando o programa “Aqui é Brasil” de repatriação foi oficializado) e janeiro deste ano, o Estado foi o 6º com mais brasileiros que foram extraditados pelos Estados Unidos, com 54 pessoas, atrás de Minas Gerais (980), Rondônia (197), São Paulo (186), Goiás (100) e Espírito Santo (86).
O ministério informou que, após a chegada, a equipe realiza busca ativa de casos, escuta qualificada, identificação de vulnerabilidades, vínculos familiares, acompanhamento, monitoramento e reintegração ao Estado que o cidadão escolher como destino.
A política de reintegração começou após o presidente Donald Trump assumir o segundo mandato e endurecer a fiscalização e deportação de imigrantes no país sem autorização, incluindo brasileiros. Isso resultou em mais pessoas sendo detidas e trazidas de volta ao Brasil por não terem documentos legais ou terem esgotado seus recursos legais nos EUA.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


