Dados da pesquisa de informações básicas municipais (Munic) referentes ao ano passado, divulgados, hoje, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que 86 municípios de Mato Grosso (61%) não possuem estrutura organizacional na área de transporte público. Outros 54 possuem, sendo que apenas quatro tem secretaria exclusiva; 14, assim como Sinop, possuem em conjunto com outras áreas públicas; 33 possuem setores subordinados a outras secretarias e, em duas cidades, o setor é subordinado diretamente à chefia do executivo.
O levantamento ainda apontou que apenas 21 municípios (15%) possuem transporte coletivo por ônibus. Em 13 deles, empresas possuem concessão, permissão ou autorização para operar; em seis, o serviço é prestado diretamente pela prefeitura; e, em dois, o serviço não é regulamento. Em seis cidades, não há nenhuma política de gratuidade para idosos, estudantes e outros grupos sociais. Além disso, em 98 municípios, existe transporte coletivo por ônibus intermunicipal.
Em relação a outros tipos de serviços regulares de transporte coletivo, em 117 cidades, há táxis; em 79 mototáxis; em 60, vans; em 40, serviços por aplicativos; em 13, aviões; em 12, barcos; e, em nenhuma, metrô. Dezesseis cidades não possuem nenhum tipo destes serviços relacionados. Em 119 cidades, não há nenhuma política de gratuidade desses serviços.
A pesquisa também investigou as iniciativas para transporte por bicicleta, constatando que em 34 municípios há ciclovias; em 24, ciclofaixas; em quatro, ciclorrotas; e, em três, bicicletário público.
A amostra não divulgou dados específicos por munícipios, apenas por unidade federativa, e não considerou Boa Esperança do Norte, criado em 2023.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


