sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais de 60 animais silvestres foram resgatados em Sorriso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro e Lucas Torres, de Sorriso (foto: Só Notícias)

Entre janeiro e agosto deste ano, 68 animais silvestres foram resgatados no perímetro urbano do município pelo Núcleo Integrado de Fiscalização. A média é superior a oito a cada mês, e o total já corresponde a mais de 90,6% da quantidade de resgates registrados nos 12 meses de 2020, quando foram 75 ocorrências (média mensal de seis).

Entre as espécies mais envolvidas estão aves (papagaios, araras), além de cobras, principalmente jiboias. “Mas a lista é bastante grande, também envolve tatus, gambás, diversas espécies de passarinhos, que acabam sofrendo acidentes”, destacou o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes.

Conforme o responsável pelo núcleo, a tendência de aumento se deve principalmente aos loteamentos que estão sendo implantados. “Devido a perca de habitat natural, esses animais acabam invadindo o perímetro urbano, as vezes por conflito e disputa de território, e outras simplesmente por estarem adentrando área urbana por corredor ecológico. O animal se sente desorientado, e acaba invadindo ruas e residências”, disse.

Reinaldo também lembrou que é necessário acionar as autoridades quando um animal silvestre for localizado. “Infelizmente há aquela prática das pessoas acharem que podem resgatar ou subtrair um animal de seu ambiente natural, e colocar ele em cativeiro, mantendo em casa em uma gaiola. Essa prática é criminalizada por lei federal, que prevê pena. Quem ama, não ama dentro da gaiola, mas sim em vida livre”, ponderou.

Além de crime, o coordenador completou ressaltando dos riscos que essa prática trás. “Qualquer animal silvestre infere alguma espécie de risco, por mais inofensivo que seja, quando ele se sente ameaçado, pode reagir, e via de regra pode oferecer risco para o ser humano. Alguns podem ser portadores de raiva animal também. A pessoa que vai fazer essa contenção, tem que ter conhecimento”, enfatizou.

A última ocorrência envolvendo animal silvestre foi registrada na última quarta-feira, quando um porco espinho foi atropelado na avenida dos Imigrantes, nas proximidades do Parque Ecológico. O animal sofreu lesões na pata, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop.

Conforme Só Notícias já informou, um lagarto da espécie Teiú foi capturado, nesta manhã, numa residência de uma moradora do bairro Jardim Botânico, em Sinop. Segundo a equipe de resgate, o animal deverá ser solto numa área rural.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...

Bombeiros devolvem à natureza tamanduá resgatado ferido em escola de Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza ontem após ser...
PUBLICIDADE