O Hospital Regional de Sinop receberá doação de 5,7 mil máscaras fabricadas na Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, o “Ferrugem. O Conselho da Comunidade e a direção da unidade firmaram parceria com o Lions Clube da cidade para que os presos fabricassem as máscaras, que posteriormente serão repassadas para a unidade de saúde estadual.
As máscaras foram fabricadas pelos 15 presos que trabalham no projeto Revida “Unidade Corte e Costura”, cujo as máquinas foram adquiridas via convênio com Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Eles iniciaram os trabalhos há pouco mais de duas semanas. O material fabricado será utilizado como forma de prevenção ao coronavírus.
O Lions Clube recebeu as máscaras no dia 29 de abril, às 14h. Os membros da entidade conheceram a oficina de costura, contudo não tiveram contato com os reeducandos em função da pandemia da Covid-19.
Além de ajudar no combate ao vírus, os 15 presos que trabalharam na confecção das máscaras têm a remição da pena. A cada três dias de trabalho, é um dia a menos na pena sentenciada.
Em Mato Grosso, recuperandos de 18 das 52 unidades penais de Mato Grosso estão confeccionando máscaras de tecido para os próprios presos, servidores, profissionais da segurança pública, asilos, creches, prefeituras, unidades básicas de saúde e hospitais. São cerca de 130 presos trabalhando na produção
Além disso, o Conselho da Comunidade da Vara de Execução Penal de Cuiabá doou insumos para fabricação de 35 mil máscaras pelos presos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto e Penitenciária Central do Estado (PCE), todas na capital. As máscaras são para presos, servidores e para doações.