segunda-feira, 15/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais de 45 mil assistem desfile em Cuiabá, diz governo

PUBLICIDADE

O desfile cívico-militar de 7 de Setembro, na avenida Historiador Rubens de Mendonça, em frente a Praça das Bandeiras, reuniu mais de 45 mil pessoas. A pequena mudança do clima – com alterações na umidade relativa do ar que nos últimos dias foi muito baixa e pequena elevação nas últimas horas – colaborou para que o público pudesse se fazer presente em tão grande número, surpreendendo a todos.

A abertura do desfile começou com a chegada de helicóptero com as bandeiras Nacional, do Estado e do Município. Um oficial da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) desceu de rapel e entregou pavilhões aos oficiais do Exército, da PM e do Corpo de Bombeiros que solenemente entregaram ao representante do Exército, general Amaro, que recebeu o pavilhão nacional; ao governador Silval Barbosa foi entregue a do Estado de Mato Grosso, e ao secretário municipal de Educação, Permínio Pinto, representando o prefeito de Cuiabá, foi entregue o pavilhão de Cuiabá.

O governador Silval Barbosa destacou a importância e o significado da data e o público se fez presente em grande número. "Uma linda festa da democracia. Com 45 mil pessoas presentes neste lindo desfile, que a cada ano vem melhorando, se modernizando". Este ano, uma parcela da plateia assistiu ao desfile das arquibandas que foram armadas ao logo da avenida. "Ao chegar aqui, contudo, já fui cobrado de que no próximo ano tem que ter mais arquibancadas. É verdade, precisamos melhorar o conforto, principalmente para as crianças", acrescentou.

A grande festa cívica, comemorativa aos 188 anos de Independência do Brasil, começou com o desfile das guarnições da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, com a sua banda de música tocando o tradicional dobrado militar. Seguiram-se com a passagem de grupos dos Pracinhas, da Marinha do Brasil, Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), de projetos sociais do Exécito Brasileiro e grupamento do 9° Batalhão de Engenharia e Construção (9° BEC).

A segunda parte do desfile militar coube à Polícia Militar de Mato Grosso. A frente veio a Banda de Música da PM, seguindo-se a Escola Militar Tirandentes e os mais diversos projetos desenvolvidos pela PM, como o Rede Cidadã, Posto Pedra 90, Projeto Social do 9º Batalhão do Tijucal e Associação Criança Feliz – que fez um espetáculo à parte com a banda de percussão de lixo seco. O Corpo de Bombeiro Militar dentro de seu desfile apresentou o projeto Bombeiros do Futuro.

Fechando o desfile militar as viaturas foram uma referência à parte. Principalmente as novíssimas ambulâncias que serão entregues aos diversos municípios. Ao total passaram nove ambulâncias do 193 – Resgate, de um total de 12. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, explicou que três dessas ambulâncias já foram entregues aos municípios.

Participaram do desfile em torno de quatro mil pessoas, sendo mais de mil militares e os demais das 38 instituições – escolas da rede pública do Estado e do Município de Cuiabá, clubes de serviço e bandas marciais independentes. A Cruz Vermelha esteve atenta durante todo o desfile para socorrer pessoas com evetuais problemas, que felizmente não aconteceu.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Moradores reclamam de ‘água escura’ em bairros de Sinop; empresa cita falha em poço

Moradores de diversos bairros do município tem reclamado de...

Sorriso: bombeiros capturam caninana em quintal de residência

A cobra caninana (Spilotes pullatus), da família Colubridae, foi...

Ministério Público denuncia quatro por morte de sargento da PM em Mato Grosso

Quatro pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Estado...
PUBLICIDADE