Mais de 30 mil pessoas passaram pela Fifa Fan Fest Cuiabá nesta sexta-feira (4) para assistir ao confronto entre Brasil e Colômbia que terminou com a vitória brasileira por 2 a 1. A maior parte dos torcedores chegaram mais cedo para não enfrentar problemas na entrada e nem perder parte do jogo nas filas da entrada, pois todos precisam passar pela revista pessoal. O procedimento tem sido mais rígido, desempenhado por dezenas de seguranças privados da empresa Unifort Segurança, para evitar a entrada de objetos considerados “perigosos” e por este motivo, resulta em aglomerações na entrada.
A reportagem constatou que várias pessoas foram impedidas de entrar no local com vidros de perfumes nas bolsas e mochilas, e não gostaram. Elas questionavam os motivos da proibição e recebiam informrações dos seguranças de que apenas eram regras que precisavam cumprir e não podiam liberar a entrada de objetos como perfumes, canetas, artefatos de som como cornetas e até alguns tipos de maquiagem, como lápis de olho eram barrados. Apesar de alguns torcedores discordarem das medidas, não houve confusão.
A Polícia Militar também estava de prontidão com vários policiais na entrada auxiliando os seguranças privados. A troca da cavalaria da PM também fazia rondas no entorno do Parque de Exposição Jonas Pinheiro e chamava atenção por onde passava.
Em vários momentos, os policiais militares abordaram grupos de jovens e adolescentes perto da entrada principal da Fan Fest e mandaram que encostassem nas paredes para realizar revista, apesar de os torcedores já terem passado pela barreira de seguranças privados. Balanço parcial divulgado pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) após o término do jogo apontava para 1 tentativa de furto de uma motocicleta nas imediações. Mas a PM agiu rápido e evitou que o crime fosse consumado.
Ainda de acordo com a Secopa, 32 pessoas foram atendidas no Posto Médico Avançado instalado dentro da Fan Fest. A maioria dos atendimentos era por desidratação em virtude do calor e embriaguez. Em todos os casos, os torcedores foram liberados após avaliação das equipes médicas do local, sem necessidade de fazer qualquer remoção para outra unidade de saúde da Capital.
Torcida animada
Apesar do sufoco que o Brasil passou ao enfrentar o México nas oitavas de final quando o jogo foi decidido nos pênaltis, os cuiabanos que compareceram ao Fan Fest Cuiabá para assistir à partida, estavam confiantes na vitória do Brasil. A maioria apostava num placar de 3 a 1 ou 2 a 1 para o Brasil. A cada lance do Brasil na área do gol dos adversários, os torcedores se levantavam e gritavam esperando mais um gol.
Nas 2 vezes que o Brasil fez gol, a torcida cuiabana vibrou e fez muito barulho. O vendedor Paulo André de Souza, 27, era um dos cuiabanos que apostava no placar de 3 a 1 para o Brasil, mas saiu feliz com o resultado. Ele foi acompanhado de um grupo de amigos para assistir ao jogo e quando acabou a partida, disse que continuaria na Fan Fest para curtir a festa da vitória e assistir ao show nacional do grupo de samba, Fundo de Quintal. “Fiquei feliz com o resultado do jogo e agora vamos nos preparar e torcer para o Brasil bater a Alemanha na semifinal”, comemorou Souza.