
Este ano, serão três missas na capela mortuária do cemitério. A primeira será celebrada pelo bispo Dom Gentil, com início previsto para as 8h. A segunda terá início às 10h, e será celebrada pelos padres da paróquia São Francisco de Assis. A terceira e última, está marcada para as 16h, e será realizada pelos padres da paróquia Santo Antônio. “Serão disponibilizadas cadeiras e água potável para aqueles que acompanharão as missas”, afirmou Gideon.
O comércio de velas, arranjos florais e outros produtos estará liberado somente na parte externa. Segundo Gideon, a prefeitura não exige qualquer agendamento prévio para os vendedores. “Será por ordem de chegada, ou seja, aqueles que chegarem primeiro, vão se ‘instalando’. No interior, estará proibido o comércio”.
As vendas dos produtos no comércio local, no entanto, ainda não “decolaram”, segundo a gerente de uma loja especializada. Segundo explicou, a comercialização nos anos anteriores sempre começa cerca de cinco dias antes do feriado. “A gente sempre vende bem antes e, por este motivo, já é possível avaliar que este ano não foi satisfatório. Temos esperança que esta tarde dê um ‘fôlego’, mas até agora foi decepcionante”.
Este ano, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde orientará os visitantes sobre os arranjos, que podem, eventualmente, virarem criadouros do mosquito da dengue. Uma guarnição da Polícia Militar também deve ser destacada para fazer a segurança no local.
Em 2014, mais de 30 mil pessoas passaram pelo cemitério no feriado de Finados.


