A arborização urbana é caracterizada principalmente pelo plantio de árvores em praças, parques e nas calçadas de vias públicas. Além disso, constitui hoje uma das mais relevantes atividades da gestão urbana, fazendo parte dos planos, projetos e programas urbanísticos das cidades. A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, lançou o “Programa de Arborização Urbana”, que visa segundo o secretário Fabiano Marson, o plantio de 10 mil árvores nos passeios públicos e na área verde.
O programa, lançado oficialmente pelo prefeito Dilceu Rossato, no dia 11 de dezembro, teve sua primeira fase concluída, que contemplou o plantio de 2.360 mudas nos bairros e 671 de árvores nativas do cerrado na área verde, e o replantio de 86 mudas de oiti, somando 3.031 mudas.
Segundo o secretário, é importante que a sociedade colabore cuidando das plantas. “Uma cidade bonita e com qualidade de vida depende de todos, da união entre a administração municipal e a população”, enfatiza, ao destacar que as mudas receberam proteção de grades.