O rebanho com até dois anos de idade, entre bovinos e bubalinos, totaliza 292,800 cabeças que devem ser imunizados contra a aftosa durante a segunda etapa (que começou ontem), na regional de Sinop, onde também estão as cidades de Cláudia, Itaúba, Feliz Natal, Marcelândia, Santa Carmem, União do Sul, Vera e Santa Helena. A meta é do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).
Somente para Sinop, segundo o órgão, a previsão é que 31,77 mil animais com a idade indicada recebam a dose. O período pode representar um acréscimo nas vendas das vacinas, se comparado com a primeira etapa, segundo o segmento.
O gerente de uma loja agropecuária em Sinop, Claudinei Finger disse, ao Só Notícias, previu que devem ser comercializadas cerca de 15 mil doses. “Geralmente os pecuaristas também levam, neste período, vacinas contra carbúnculo, brucelose e outras doenças,” destacou.
Em outra empresa, segundo o gerente Agenor Schroeder, há uma boa expectativa quanto ao período, já que a etapa prossegue até o próximo dia 31. “Para essa segunda etapa há um crescimento, se comparado com a primeira”, acrescentou.
Após o término, os pecuaristas terão até o dia 11 de junho para comunicarem o Indea sobre o procedimento. O descumprimento das determinações pode implicar na proibição da retirada do Guia de Transporte Animal (GTA), inclusive para abate, além de deixar o criador sujeito a multa. Somente no baixo Pantanal mato-grossense não haverá imunização.