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Mais de 24 mil trocaram de operadora telefônica em Mato Grosso

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O número de pessoas que realizaram portabilidade telefônica em Mato Grosso aumentou 4,27% durante os meses de julho a setembro deste ano, se comparado a igual período do ano anterior. A quantidade de migrações passou de 6,97 mil para 7,08 mil no Estado. A insatisfação com os serviços prestados pelas operadoras tem influenciado mais consumidores buscarem melhores serviços em outras companhias. Os dados são da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABRTelecom).

De janeiro a setembro já foram realizadas 24,14 mil trocas de operadoras em Mato Grosso, sendo 5,78 mil (24%) por demanda de usuários de telefones fixo e 18,36 mil (76%) de móvel. Do total de portabilidade numérica realizada no Estado entre julho e setembro deste ano (7,08 mil), tanto nos DDDs 65 quanto 66, a maioria (74% ou 5,27 mil linhas) teve origem na telefonia móvel, enquanto que (26% 1,81 mil linhas) foram da telefonia fixa.

Desde janeiro de 2009, quando a portabilidade passou a ser possível no Estado, já foram realizadas 319,34 mil ações de portabilidade numérica, sendo que 114,99 mil (36%) correspondem a solicitações feitas por usuários de telefones fixos e 204,35 mil (64%) de telefones móveis. O empresário Leandro Marcos Hoeckele, 42, fez a portabilidade de telefonia móvel há 10 meses. Ele passou a economizar R$ 1,1 mil por mês, a conta baixou de R$ 2 mil para R$ 900, isso porque ele arca com as despesas telefônicas de toda a família. “Agora estou no processo para fazer a portabilidade da empresa. Vou mudar a operadora que presta o serviço de telefonia fixa”.

Hoeckele explica a insatisfação com a telefonia a prestação de serviços de algumas companhias telefônicas são as principais motivadoras da mudança. ‘Chega determinado momento no qual as operadoras não conseguem mais manter uma prestação de serviços satisfatória. Com isso, a gente acaba gastando mais do que o conveniente e a portabilidade é a melhor saída nestas horas’.

Brasil – Ao fazer um recorte no 3º trimestre de 2016 (julho a setembro), a ABRTelecom registra que 1,23 milhão de trocas de operadoras foram concluídas. Nesses três meses, 348,08 mil (28%) migrações foram demandadas por usuários de terminais fixos e 886,10 mil (72%) de móveis, no país.

Considerando as migrações efetuadas somente no ano em curso, em todo o Brasil, temos que entre janeiro e setembro, 3,42 milhões de trocas de operadoras sem mudança do número do telefone foram realizadas por meio da portabilidade numérica. Dessas, 974,44 mil (28%) são para telefones fixos e 2,44 milhões (72%) para móveis.

Conforme apuração trimestral da ABRTelecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), entidade administradora da portabilidade numérica, desde setembro de 2008, quando o serviço começou a ser oferecido no Brasil, até o dia 30 de setembro deste ano, 12,41 milhões (37%) migrações foram realizadas por usuários de telefones fixos e 21,40 milhões (63%) de móveis.

O processo da portabilidade numérica inicia quando o usuário procura a operadora para onde ele quer migrar e faz a solicitação. Conforme o regulamento da portabilidade numérica, entre os critérios que devem ser atendidos para que o usuário efetive sua migração, estão: informar a operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo; Comprovar a titularidade da linha telefônica; Informar o número do documento de identidade; Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica; Informar o endereço completo do assinante do serviço; Informar o código de acesso; informar o nome da operadora de onde está saindo.

A operadora para a qual o usuário deseja migrar fornecerá um número de protocolo da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo de transferência. O modelo de portabilidade numérica no Brasil determina que as migrações só podem se efetivar dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.PRAZOS – O tempo de transferência para efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis ou após esta data, se o usuário preferir agendar. Para desistir da portabilidade numérica, o usuário tem dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de migração. 

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