PUBLICIDADE

Mais de 2 mil cirurgias oftalmológicas serão realizadas em ação do governo do Estado

PUBLICIDADE

A primeira edição da Caravana da Transformação realizará mais de duas mil cirurgias de catarata e pterígio em pacientes de 11 municípios. O evento será realizado em Barra do Bugres (região Médio Norte), entre os dias 11 e 17 deste mês.

Ontem, foi realizada uma reunião entre Casa Civil, Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Cidades (Secid), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e representantes dos 11 municípios atendidos na edição da Caravana, para debater sobre o evento. O encontro foi realizado no Parque de Exposições de Barra do Bugres.

Segundo o secretário adjunto da Casa Civil, Werley Peres, todas as regiões do estado sediarão a caravana, sendo que a edição de 2016 focará nos exames e cirurgias oftalmológicas. Conforme o secretário, a expectativa é que mais de 5,6 mil atendimentos sejam realizados, 2,1 mil pessoas sejam operadas e mais de mil pacientes deixem a cegueira.

O governo do Estado contratou uma empresa que levará quatro caminhões com equipamentos para o local, sendo que um será destinado para as cirurgias e outro apenas para acompanhamento ambulatorial. Por volta de 80 profissionais realizarão 800 consultas por dia e as unidades contarão com uma capacidade de realizar até 300 cirurgias diárias.

“Será dada prioridade a pacientes com mais de 55 anos. Eles serão atendidos e reavaliados. Nos casos em que forem diagnosticadas outras doenças, os pacientes serão regulados para realizar o procedimento em outra data”, explicou Werley Peres.

Para os pacientes que moram em municípios muito distantes, ou que moram em regiões com estradas de terra, a prefeitura de Barra do Bugres irá oferecer um alojamento especial, com acompanhando médico para as 24 horas iniciais após a cirurgia, período considerado mais delicado do procedimento.

Conforme o secretário municipal de Saúde de Barra do Bugres, Egberto Balsalobre Barros, os pacientes passarão pela consulta e caso seja diagnosticada a necessidade de cirurgia, o procedimento deverá ser realizado em até 48 horas. “Os pacientes serão avaliados 24 horas depois da cirurgia, sete dias depois serão reavaliados e após um mês farão a consulta final para assegurar que o procedimento tenha sido executado perfeitamente”.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Tangará da Serra, Itamar Martins, o munícipio conta com 200 pessoas reguladas para fazer a cirurgia, porém a prefeitura tem capacidade de enviar somente 30 pacientes por mês a Cuiabá para realizar o procedimento. Com a Caravana, a fila para cirurgias de catarata e pterígio deverão ser zeradas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE