A Secretaria Municipal de Educação atualizou o número de crianças, com até 3 anos, aguardando vagas em creches. Até o ano passado, mais de 2 mil estavam na fila. Com a abertura de três unidades, ainda em 2015, (Gerson Pires, Tempo de Infância e Vinícius de Morais) a quantidade caiu para cerca de 1,8 mil. “Foram encaminhadas crianças que aguardavam vagas entre 2011 e 2013. Agora, restam os cadastros feitos em 2014 e 2015”, explicou, ao Só Notícias, a secretária de Educação, Gisele Faria de Oliveira.
Segundo a secretária, a previsão é atender mais uma parte da demanda somente no ano que vem, com a inauguração de três novas creches (Nações, Jacarandás e Sebastião de Mattos) e não há possibilidade de matrícula de novos alunos ainda este ano. “Estamos com planejamento para atender a maioria destas crianças em 2017. Realmente não é possível receber mais neste ano, a não ser quando ocorre de alguma família ir embora. A gente entende a necessidade da população, mas, por enquanto, não há o que fazer”.
De acordo com dados da própria secretaria, Sinop conta com 19 unidades de ensino infantil que atendem 5,2 mil crianças. Cada uma das três novas creches terá capacidade para atender 270 alunos.
Conforme Só Notícias já informou, a prefeitura relicitou as unidades, entre elas, a do Jardim dos Nações, que começou a ser construída em 2011 e foi abandonada oficialmente pela empresa vencedora da primeira licitação, em 2013. Além dela, outras duas, nos bairros Sebastião de Matos e Jacarandás também foram licitadas. As propostas foram entregues nos dias 15 e 16 de junho.
No início de maio, Só Notícias mostrou, em uma reportagem especial, o abandono das três creches (com obras paradas há mais de dois anos) e os transtornos para as para mães que enfrentam dificuldades para trabalhar, por não terem um local para deixar os filhos. As obras foram retomadas.