Geral

Mais de 100 pessoas assistiram palestra da Receita Federal em Sinop

Ontem à noite o CRC (Conselho Regional dos Contabilistas), em parceria com a Ascon (Associação dos Contabilistas) de Sinop e com o apoio da Receita Federal realizou duas palestras para os contadores e universitários de contabilidade do município. Mais de 100 pessoas se fizeram presentes no auditório de um centro de eventos e acompanharam as orientações dos auditores fiscais da Receita.

“A educação fiscal é o exercício da cidadania são os direitos e deveres do cidadão. Estamos apresentando como o governo administra o dinheiro que os contribuintes pagam. Dessa forma o cidadão poderá cobrar mais o seu direito”, disse ao Só Notícias, o auditor fiscal da Receita Federal, que falou sobre ‘educação fiscal’, Raimundo Carlos de Lima.

Expedito Ferreira Torres também é auditor fiscal e ministrou a palestra sobre ‘imposto de renda para pessoa física’. “Vamos tentar entender a mensagem da Receita em relação ao programa de imposto de renda, para poder reconhecer os erros do dia-a-dia, a combinação de valores e como utilizar corretamente as despesas médicas. Enfim, como o imposto de renda é um tributo que incide diretamente nas pessoas é nós temos como um tributo justiça, se levarmos em conta os demais impostos indiretos, como PIS e COFINS, o contribuinte tem que saber sempre, quais as mudanças que ocorrem com este imposto e como proceder corretamente na hora de entregá-lo a Receita”, explicou Expedito, ao Só Notícias.

O presidente da Associação dos Contadores em Sinop, Junior Teixeira, esteve presente e diz que a palestra coincide com o prazo para a entrega de declaração de imposto de renda, que está terminando. “A legislação vem diariamente se renovando, essas palestras são importantes, porque vem trazendo as novidades, que no dia-a-dia tumultuado, não conseguimos acompanhar por escrito. Mesmo que o prazo para a entrega da declaração termina nesta sexta-feira, com essas novidades, ainda, é possível sanar algumas dúvidas e as modificações nas declarações, que talvez ficaram para traz, por falta de esclarecimentos”, reforçou.

O chefe da Receita Federal de Sinop, César Santos, falou da importância da presença dos auditores fiscais em Sinop. “Essa nova visão fiscal da Receita, só vem para contribuir com a melhoria da situação do contribuinte. Temos uma nova expectativa em relação aos impostos e acredito que esses novos conhecimentos vão ampliar a visão dos contadores de Sinop”, salientou.