Cerca de 110 quilos de pescado irregular foi apreendido na zona rural do município de Barão de Melgaço (113 km de Cuiabá), durante ação integrada da Polícia Judiciária Civil, através da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), ontem.
As equipes realizavam fiscalização, visando o combate a pesca predatória e outras práticas de crimes ambientais, nas imediações da MT-361 próximo ao Rio Mutum, região de Barão de Melgaço, quando um Renault Clio preto furou o bloqueio policial em alta velocidade.
Depois de percorrer aproximadamente 3 km, o motorista abandonou o carro e fugiu correndo para uma área de mata. Durante buscas foram apreendidos diversos peixes das espécies pacu, pintado, cachara, piraputanga, pacupeva, e sardinha.
Os pescados estavam fora das medidas e com características de serem provenientes de pesca predatória.
Na abordagem também foi verificado que o veículo estava adaptado para prática desse crime, em razão de possuir mola traseira para comportar o pescado, e não levantar suspeitas.
Os peixes e o carro foram conduzidos à Dema. Um inquérito policial foi instaurado para apurar os delitos e identificar os responsáveis, que poderão responder crime cometido contra a fauna (transportar, comercializar, beneficiar ou industrializar espécimes provenientes da pesca proibida).