terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais de 1 milhão de pessoas já passarm pelo velório do Papa

PUBLICIDADE

Mais de 1 milhão de pessoas já passaram pelo Vaticano para se despedir do papa João Paulo 2º, morto no sábado (2). Os peregrinos começaram a chegar na segunda-feira. Segundo a Santa Sé e o governo italiano, ao menos 400 mil pessoas estiveram na praça São Pedro ontem, quando o corpo atravessou o local em procissão, antes de ser exposto para visitação pública.

Após a abertura dos portões para os fiéis, 600 mil pessoas já visitaram o local. Para amanhã, a estimativa é que outras 600 mil cheguem a Roma para ver o corpo de João Paulo 2º.

A basílica de São Pedro está aberta 21 horas por dia, para permitir que o maior número de pessoas possível veja o papa. O local só fica fechado das 2h às 5h da manhã, para que sejam realizados os serviços de limpeza.

O fluxo de peregrinos a Roma já supera as estimativas tanto do governo quanto do Vaticano, que previam a chegada de 2 milhões de fiéis para acompanhar o funeral. A cidade tem 2,6 milhões de habitantes, e não tem condições de abrigar tanta gente.

O grande fluxo de pessoas sobrecarregou os serviços de segurança e emergência de Roma. Mais de 5.000 mil policiais estão no Vaticano segundo o jornal “La Repubblica”, que também afirma que o governo italiano ainda terá que enfrentar a falta de preparação dos soldados e policiais que devem fazer a guarda de todos os líderes de Estado e autoridades que irão para o enterro.

Mais de cem líderes e autoridades são esperados para acompanhar o enterro do papa nesta sexta-feira. Entre eles estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia, o presidente americano, George W. Bush, e o príncipe Charles, que teve que adiar o seu casamento com Camilla Parker-Bowles em um dia, por causa do funeral do sumo pontífice.

De acordo com o governo italiano, o enterro do papa João Paulo 2º é uma das maiores cerimônias da Igreja Católica dos últimos anos. O número de peregrinos na cidade ultrapassa o que foi registrado durante todo o ano 2.000, quando a igreja comemorou o Jubileu do nascimento de Cristo.

O Vaticano não está fazendo nenhuma contagem oficial do número de pessoas que visitaram o corpo do papa, mas segundo funcionários do governo italiano, cerca de 18 mil pessoas por hora passam pela basílica. Cada uma tem entre 15 e 20 segundos para ver o sumo pontífice.

No Vaticano, os cardeais se reuniram pelo segundo dia, para começar a organizar o conclave –de acordo com a Constituição Apostólica, escrita por João Paulo 2º em 1996. Não há data fixa para o início do conclave, que deve acontecer entre 15 e 20 dias após a morte de um papa, segundo as regras estabelecidas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta pega fogo e carga de algodão é destruída em rodovia de Mato Grosso

O incêndio envolvendo um veículo de carga de modelo...

Professor da UFMT conquista ‘Summa Cum Laude’ após apresentar pesquisa na USP

O engenheiro e professor da Universidade Federal de Mato...

Morador de Alta Floresta encontra cobra-cipó em cozinha

A cobra-cipó-marrom (chironius quadricarinatus) foi avistada na cozinha de...
PUBLICIDADE