Os deputados eleitos e reeleitos no Nortão já definiram quem vão apoiar na eleição presidencial neste segundo turno. Alguns deputados que estão na base de apoio do governador Blairo Maggi (PPS) não acompanharão o governador que decidiu, msemana passada, apoiar Lula. O deputado José Domingos Fraga Filho (PFL) declarou apoio ao candidato tucano Geraldo Alckmin. “Conheço a proposta de trabalho dele, que é a melhor para Mato Grosso. Ele já demonstrou preocupação com o asfaltamento da BR-163 até Santarém, com a região do Pantanal, com a bacia do Alto Paraguai e eu acredito que para sermos competitivos precisamos desenvolver esses corredores multimodais e desonerar a produção”, afirmou. Ele destacou que Mato Grosso está passando de Estado basicamente agrícola para agroindustrial. Esta é uma das propostas que mais nos interessam do plano de trabalho de Alckmin e espero que ele seja eleito e possa colocar em prática”, concluiu.
Também declarou apoio a Alckmin, o pefelista Dilceu Dal Bosco, reeleito para segundo mandato. Ele afirmou ao Só Notícias que vai seguir a tendência do partido, que tem como vice de Alckmin o senador José Jorge. “Acredito que ele tem as melhores propostas para o nosso Estado”.
Da mesma opinião partilha o deputado reeleito, Mauro Savi (PPS), que pleiteia a presidência da Assembléia Legislativa. Ele declarou apoio a Geraldo Alckmin, seguindo a tendência nacional do PPS, porém contrariando a opinião do governador Blairo Maggi, de quem é líder na Assembléia.. “Vou apoiar Ackmin porque ele é o melhor para Mato Grosso”, resumiu o parlamentar.
O candidato à reeleição, Luiz Ignácio Lula da Silva (PT) conta com o apoio de dois deputados eleitos no Nortão. Ademir Brunetto (PT), por Alta Floresta e região, está coordenando a campanha de Lula no Nortão. Em entrevista ao Só Notícias, Brunetto destacou que acredita que sua gestão será favorecida com a reeleição do atual presidente. “Para que os projetos de infra-estrutura e também na área social continuem e sejam ampliados, é essencial a reeleição de Lula”, argumentou.
Ele enfatizou que entre os projetos do atual governo petista no Estado estão a pavimentação da BR-163, a Ferronorte, liberação de recursos pelo Pronaf (Programa Nacional para Agricultura Familiar), renegociação de dívidas dos produtores rurais, aumento de vagas na universidade federal, entre outros.
O deputado Juarez Costa (PMDB), cuja principal base eleitoral é Sinop, informou, por meio de sua assessoria, que vai seguir a posição do grupo e apoiar a reeleição do presidente Lula. Juarez apoiou Blairo Maggi durante a campanha e vai manter o posicionamento do governador com o apoio a Lula.
O deputado Otaviano Pivetta (PDT) disse ao Só Notícias que espera a definição oficial do partido, que deve sair hoje, em relação a qual candidatura estará apoiando. ” Sou partidário e temos uma hierarquia a seguir. Vou aguardar o anúncio oficial do PDT”, disse, por telefone, Pivetta.
(Atualizada às 07;58hs)