quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Machado vem ao Nortão nesta 6ª feira discutir criação de Parque das Castanheiras

PUBLICIDADE

O secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso, Marcos Machado, estará em Cláudia (90 km de Sinop) nesta sexta-feira, para discutir a possível criação do Parque Estadual das Castanheiras. O projeto inicial de criação do parque envolve terras produtivas e regularizadas. O tamanho proposto pelas Organizações Não Governamentais (ONGs)é de cerca de 383 mil hectares, (área compreendida ao lado direito da BR-163 começando bem próxima da divisa de SInop e Claudia).

Lideranças políticas e a sociedade organizada (Clubes de Serviços, Sindicatos e Associação de Madeireiros) já estão se mobilizando para apresentar ao secretário uma contraproposta. “A maioria das lideranças, 98% é contrária à criação desse parque nos moldes que foi proposto. Diante disso, estamos buscando uma política municipal de preservação do meio ambiente, baseados em comissões que foram formadas com representantes de vários segmentos da sociedade”, explicou o vereador Geordano Matei.

Segundo ele, da forma como foi apresentado, o parque utilizaria 45,5% do município de Cláudia, cerca de 147 mil hectares. “Desta forma nós não vamos aceitar, pois inviabilizaria totalmente a economia do município. Cerca de 40% da produção madeireira e agropecuária está dentro dessa área. O desemprego e queda na geração de renda, através de arrecadação de ICMS para o município seria enorme”, destaca Matei, em entrevista ao Só Notícias.

Hoje as lideranças vão se reunir novamente, na câmara, para definir as propostas que serão apresentadas. A mais cotada é a recuperação das áreas degradadas próximo às nascentes de rios. “Inicialmente seria recuperado 30% e em 2 anos, até 50%, incluindo o plantio de castanheiras, frutíferas e ervas medicinais”, explicou o vereador.

Se não for possível evitar a criação do parque, as lideranças vão batalhar para que seja criado em um local com uma quantidade maior de castanheiras, limitando a apenas 20% da área do município de Cláudia. O Greenpeace tem feito pressões para que a a área de reserva seja criada considerando que há uma grande quantidade de Castanheiras, cuja derrubada é proibida, mas que muitos ainda insistem em derrubá-las.

A área proposta para a criação dessa unidade de conservação fica na margem leste da BR-163, entre os municípios de Sinop e Itaúba, e inclui áreas dos municípios de Itaúba, Marcelândia, Cláudia e União do Sul.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motorista morre após carreta tombar na BR-163 em Guarantã do Norte

O acidente envolvendo um veículo de carga não identificado...

Dois morrem em colisão entre caminhões e carreta na BR-163 em Nova Mutum

O acidente envolvendo dois caminhões VW brancos e uma...

Juara vai definir empresa para implementação de monitoramento urbano

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...
PUBLICIDADE