PUBLICIDADE

Lucas: Vigilância Sanitária intensifica fiscalização no comércio

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde está intensificando a fiscalização aos estabelecimentos comerciais que atuam diretamente com gêneros alimentícios e na manipulação de alimentos. Durante este mês, a equipe da Vigilância Sanitária (VISA) vistoriou os mercados. De acordo com o coordenador, Cleber Fernando Ananias, os primeiros locais a serem visitados foram os que tinham maior número de reclamação e denúncias registradas na Vigilância ou na Ouvidoria e aqueles sem alvará de funcionamento.

Em alguns estabelecimentos foram encontradas irregularidades, feitas notificações e até apreensões de mercadorias. Os critérios avaliados pelos fiscais vão ao encontro da promoção de saúde pública. Entre as falhas apontadas pela equipe em relatório, estão produtos com prazo de validade vencido, sem registro ou com indícios de características alteradas, má conservação dos alimentos, embalagens danificadas, infraestrutura e instalação precárias, falta de higiene, e outros. Dois mercados foram penalizados e, em um deles, a multa passa de R$ 14 mil.

A fiscalização intensificada será feita ainda em outros estabelecimentos, como padarias, açougues, lanchonetes e carrinhos, bares, lojas de conveniências, etc. Os técnicos da Visa observam os aspectos de higiene do local e equipamentos, presença de vetores e pragas, manutenção preventiva, acondicionamento e validade dos alimentos, entre outros itens.

A orientação é para que os empresários se certifiquem das normas sanitárias vigentes, solicitem a emissão de alvará e mantenham a qualidade dos serviços e dos produtos para o bem da população. As sanções para os comércios irregulares podem ir desde orientações educativas até a interdição. “A equipe da Vigilância orienta os proprietários e funcionários dos estabelecimentos, faz a fiscalização, se necessário, notifica, multa e até interdita o local”, comenta o coordenador.

O médico veterinário alerta ainda a população. As pessoas que observarem qualquer tipo de irregularidade devem denunciar. As reclamações e denúncias podem ser feitas na Vigilância Sanitária pelo telefone (65) 3548-2507 ou ainda na Ouvidoria pelo 0800 646 4004 (ligação gratuita).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senac abre vagas de trabalho para instrutores em Nova Mutum

Logo após anunciar a instalação de um Centro de...

Prefeitura de Nova Mutum leiloa bens e veículos

A Prefeitura de Nova Mutum irá realizar um grande...

Caminhonete atinge cavalo mecânico, pegam fogo e ficam destruídos em Sinop

Uma caminhonete e um cavalo mecânico (marca e modelos...
PUBLICIDADE