A Escola Municipal Olavo Bilac esta apostando nas mostras de conhecimento como forma de despertar o interesse e melhorar o rendimento dos alunos. Somente este ano, os estudantes realizaram três feiras, Matemática, Ciências e Língua Portuguesa e Inglesa. As mostras de conhecimento são iniciativas do projeto "O lúdico na aprendizagem", que conta com o apoio da Sicredi Ouro Verde de Mato Grosso e Secretaria Municipal de Educação, através do programa "A União Faz a Vida".
A tutora do programa na escola, Edvani kujawa ressalta que o projeto existe desde de 2008 e tem como objetivo buscar formas mais prazerosas de trabalhar os conteúdos, independente da disciplina. Segundo ela, a feira é o resultado final, porém antes da mostra, os alunos realizam todo o trabalho de pesquisa, discutem o assunto e buscam formas de apresentar o conteúdo. "Além da aprendizagem que o método traz, a mostra trabalha a responsabilidade e a cooperação entre os alunos."
A forma como o professor desenvolve a aula faz toda a diferença, ressaltam os estudantes da 8º série do ensino fundamental, Diarlison Silva Alves, 13 e Denize da Silva Batista, 14. Segundo ela, independente do assunto, existem professores que conseguem motivar os alunos e despertar neles o interesse pelo assunto.
Na Feira de Língua Portuguesa e Inglesa, os alunos apresentaram diversos trabalhos abordando temas como o bullyng e o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A professora Marta Brizolla ressalta que se o professor quiser despertar o interesse pela aula, ele necessita estar atento aos assuntos que fazem parte do cotidiano dos jovens.
Segundo ela, o professor de hoje, não é mais aquele cuja a função era transmitir conhecimento. "O novo educador tem que saber ouvir, tem que estar preparado para os desafios e buscar neles novas formas para despertar o interesse dos alunos."