O município Lucas do Rio Verde termina 2008 comemorando uma grande conquista: o “Prêmio Chico Mendes” na categoria município, com o desenvolvimento do projeto “Semeando a Educação”, por suas ações para preservação ambiental. A secretária municipal de Educação, Solimara Lígia Moura e a assessora pedagógica e coordenadora do projeto, Ivanilde Rigo, receberam o prêmio, semana passada, do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. A solenidade reuniu ainda o filho e a neta de Chico Mendes, o grande defensor da Amazônia, que foi assassinado no Acre. A solenidade foi no Rio de Janeiro, e o prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, realizado anualmente, é concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, pela Secretaria Executiva para valorizar os trabalhos realizados e desenvolvidos em prol da conservação do meio ambiente.
Lucas se destacou no projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Sadia e Secretaria de Agricultura, que iníciou em 2002, com alunos da rede municipal de ensino de oito bairros e da zona rural.
Uma coordenadora pedagógica, ubióloga e agrônoma desenvolveram com as crianças atividades teórica e prática que vão desde o estudo da flora e fauna locais, o levantamento das espécies do cerrado adequadas para a recomposição de áreas, a coleta de sementes e a produção de mudas.
Os estudantes fizeram coleta das sementes, semeadura, preparação do solo e plantio das mudas onde foram desenvolvidos conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, elementos fundamentais para uma participação cidadã e construção de uma sociedade sustentável. Até agora já foram produzidas 18 mil mudas nativas de 27 espécies que compõem a flora local do município, das quais 11 mil foram destinadas para o plantio no reflorestamento, recuperação e preservação de áreas degradadas no parque dos Buritis, Córrego Lucas, na recuperação de uma nascente na zona rural e outras dentro do perímetro urbano. O restante das 7 mil mudas estão em fase de germinação.