A regional do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) de Lucas do Rio Verde também prorrogou, até segunda-feira, o prazo para pecuaristas da região comunicarem a vacinação contra febre aftosa. Conforme Só Notícias já informou, o prazo venceria amanhã, mas o órgão não tem expediente no sábado.
A campanha, que imunizou rebanhos com até 2 anos, terminou no dia 31 de maio. A regional de Lucas do Rio Verde, que abrange 12 municípios, espera atingir a meta e vacinar 811 mil animais. O maior rebanho da região está em Juara (300 km de Sinop), com 384 mil cabeças. Também pertencem a regional os municípios de Sorriso, Nova Mutum, Tapurah, Santa Rita do Trivelato e Porto dos Gaúchos.
Os pecuaristas que não comunicarem o órgão até segunda-feira serão penalizados. Fiscais do instituto visitarão todas as propriedades e notificarão os produtores. Aqueles que ainda não vacinaram o rebanho ficarão impedidos de transportar os animais, além de serem multados.
Esta foi a segunda etapa da campanha contra febre aftosa realizada no Estado. A primeira etapa foi em fevereiro. No mês de novembro é realizada a última etapa da vacinação, atingindo todos os rebanhos.