Cento e noventa e cinco motoristas foram atendidos ontem, em mais uma edição do programa Rota Cidadã, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida dos motoristas e consequentemente reduzir os acidentes nas rodovias federais e estaduais. Além de orientações sobre câncer bucal, DST/AIDS, uso de drogas, educação para o trânsito, transporte de cargas, primeiros socorros, participantes fizeram teste de glicemia, aferição de pressão, exames clínicos e oftalmológicos.
A estrutura do Detran e demais parceiros foi montada na praça de pedágio da MT-449 que liga Lucas à Tapurah. Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que muitos acidentes são provocados por problemas de saúde e alguns são pré-diagnosticáveis nesse atendimento, o que pode reduzi-los. Em situações mais graves como falta de visão e pressão alta os motoristas são orientados a procurar um médico.
O programa é uma parceria entre o Detran, Sinfra, PRF, Bombeiros, Prefeituras, Polícia Militar, Indea, Guarda de Trânsito e instituições. O primeiro evento foi realizado em Primavera do Leste, em Sorriso a Rota atendeu cerca de 146 motoristas em março. Até o fim do ano, sete eventos estão programados. No dia 18 de novembro a cidade de Sorriso irá sediar novamente o programa, no posto da PRF.