Lucas do Rio Verde foi dividido em 82 setores (na zona rural e urbana) para ser feita a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) para saber o número atual de habitantes. Em pelo menos 20 os trabalhos de coleta das informações do censo foram concluídos. Os demais ainda estão em andamento ou vão iniciar.
De acordo com a coordenadora Fabrícia Almeida, os recenseadores ainda deverão levar mais algum tempo para obter todos os dados devido as pesquisas na área rural. “Acredito que esses trabalhos ainda devem lever um mês porque ainda tem toda a área rural (iniciadas 6ªfeira) que demanda de maior tempo para deslocamento”, explicou ao Só Notícias.
Ao todo são 25 funcionários do IBGE estão atuando no município, usando computadores de mão (PDA), identificados com colete, crachá e com algum documento com foto, fazendo perguntas sobre habitação, características do imóvel, posse de bens permanentes (eletrodomésticos, veículos), moradores (educação, saúde, trabalho e renda), além de outras informações.
Conforme a última contagem populacional, realizada em 2007, Lucas do Rio Verde conta com aproximadamente 33 mil habitantes, o que provocou contestação do poder público, principalmente a prefeitura baseada em cadastros feitos nos setores de saúde e assistência social que apontariam número de habitantes bem superior.