PUBLICIDADE

Lucas R.Verde aguarda regulamentação de MT Legal para continuar projetos

PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde aguarda a regulamentação da lei do MT Legal para dar andamento aos processos visando regularização das propriedades rurais, no tocante às áreas de reserva legal. A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Luciane Copetti, defende que esta será uma importante etapa a ser cumprida porque, a partir dela, levantamentos técnicos poderão ser feitos e apontarão, de forma exata, a dimensão a ser trabalhada.

O projeto Lucas do Rio Verde Legal, pioneiro no Estado e que serviu de parâmetro para o desenvolvido pelo governo, tem os dados estimados do passivo ambiental. No entanto, a secretária justifica ser necessária uma nova análise, propriedade por propriedade. “A secretaria já tem a estimativa por meio de imagens de satélite georreferenciadas e que estas informações serão revistas para inserção no Cadastro Ambiental Rural do MT Legal”, destacou, ao Só Notícias.

A representante aponta também que “a regulamentação da lei do MT Legal é aguardada para, a partir dela, ser possível cadastrar as propriedades de Lucas, cumprindo a primeira etapa da Licença Ambiental Única”, declarou. Na semana passada, uma comissão formada por agricultores da cidade e demais representantes foi instituída em Lucas do Rio Verde.

Ela tem promovido reuniões para discutir os próximos passos para a recuperação das áreas já isoladas; como acompanhar um processo de licenciamento junto a Sema; responsabilidade do agricultor na regularização do passivo sócio ambiental; explanação sobre a necessidade de aquisição de área para a desoneração de reserva legal pelos agricultores e a formalização do compromisso com o produtor pela aquisição da área proporcional ao seu passivo ambiental.

“Outro tema que será abordado pela comissão de produtores rurais de Lucas do Rio Verde é o georreferenciamento destas propriedades”, pondera a Copetti. “O Sindicato Rural trabalhará com a comissão para que seja efetuado o Cadastro Ambiental Rural elenca.

Desde sua implantação, o programa Lucas do Rio Verde Legal tem focado seu trabalho na recuperação de áreas de preservação permanente (APP).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre Preta Gil, aos 50 anos, vítima de câncer

Preta Gil, cantora, atriz, apresentadora e empresária, morreu neste...

Artesanatos produzidos em MT são expostos em maior feira da América Latina

Com uma diversidade de técnicas, materiais e identidades culturais,...

Bombeiros localizam corpos de dois homens e uma criança que se afogaram em rio no MT

Militares dos bombeiros encontraram, ontem, os corpos de Lucas...

Piloto de motocross que sofreu queda morre após uma semana internado em Sorriso

O piloto Welliton Dias da Silva, conhecido como 'Branco'...
PUBLICIDADE