A partir de segunda-feira (18), estarão abertas as inscrições para dois cursos de qualificação profissional através de parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, governo do Estado e governo federal. Nesta primeira etapa são oferecidas 80 vagas nos cursos técnicos em Segurança no Trabalho e Transações Imobiliárias. As inscrições serão realizadas até 22 deste mês, das 12h30 às 16h30 e das 18h às 22h, na sede da câmara.
A pedagoga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Francieli dos Santos, explica que os cursos técnicos são destinados a jovens com idades a partir de 16 anos e que estejam cursando o ensino médio. Os cursos têm duração de até dois anos e serão realizados no período noturno, na Escola Municipal Olavo Bilac, com início no dia 4 de março. Além de totalmente gratuitos, os alunos receberão todo material didático e uma ajuda de custo mensal no valor de até R$ 160 por mês, dependendo da frequência do aluno.
Outra oportunidade, desta vez para jovens de qualquer idade, são os cursos de qualificação profissional, com duração de até três meses. São oferecidas 215 vagas em nove cursos, nas áreas administrativa, industrial e de serviços.
As inscrições começam no dia 25 deste mês e seguem até o dia 8 de março, das 12h30 às 16h30 e das 18h às 22h, na câmara. Para se inscrever, basta comparecer ao local determinado, com a fotocópia dos documentos pessoais, ou dos pais quando menor, comprovante de residência e de escolaridade, no caso dos cursos técnicos.
A secretária de Desenvolvimento Social, Janice Ribeiro, explica que nos cursos de menor duração, os alunos não recebem nenhum tipo de ajuda de custo, somente o material didático. Os cursos serão realizados no período noturno, nas escolas municipais Olavo Bilac e Cecília Meireles e as aulas começam em março. Somados o número de vagas abertas para os onze cursos, o poder público começa o ano de 2013 qualificando 295 profissionais.
No entanto, segundo Janice, até o final deste ano serão abertos outros onze cursos diferentes, beneficiando 950 jovens e adultos. "O que nós queremos é garantir a população o acesso a qualificação profissional, para que ela tenha um salário melhor e uma vida mais digna."
Número de vagas por curso
Técnico em Segurança no Trabalho – 40 vagas
Técnico em Transações Imobiliárias – 40 vagas
Auxiliar Administrativo – 25 vagas
Auxiliar de Contabilidade – 25 vagas
Assistente de Planejamento e Controle de Produção – 25 vagas
Recepcionista – 25 vagas
Operador de Computador – 40 vagas
Operador de Empilhadeira – 25 vagas
Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão – 25 vagas
Montador de Painéis Elétricos – 25 vagas.