PUBLICIDADE

Lucas poderá ter Programa de Residência Médica

PUBLICIDADE

O médico, coordenador do Programa de Residência Médica de Sinop e representante do Ministério da Educação (MEC), Eduardo Augusto Dossa, esteve em Lucas do Rio Verde, no último sábado, para conhecer e avaliar as estruturas da área da saúde e aprovar o Programa de Residência em Medicina de Família, que poderá ser implantado para médicos residentes nos próximos meses de 2016.

“A ideia é trazer qualificação para o município e aumentar a resolutividade dos programas de saúde desenvolvidos na rede pública. Desta forma, os médicos ficarão aptos a muitos procedimentos e poderão cuidar realmente da saúde do paciente no seu âmbito familiar e comunitário”, enfatizou a coordenadora do programa no município, Bárbara Luiza Rosa.

O programa tem como objetivo formar médicos qualificados na área clínica, com uma prática integradora, continuada, atuando em equipes multidisciplinares inseridas nas comunidades sob seus cuidados, voltada à construção da cidadania, desenvolvendo suas ações em bases epidemiológicas. Para que isso aconteça é preciso formar profissionais com conhecimentos e habilidades em prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e recuperação dos agravos mais frequentes, buscando altos índices de resolutividade.

É uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com as médicas especialistas em medicina da família e comunidade, Bárbara Luiza Rosa e Fernanda Ventura que estão organizando a instalação. A expectativa são nove vagas para Lucas do Rio Verde. A bolsa ofertada pelo MEC mais o complemento do município pode chegar a R$10 mil para cada médico residente. “Esse é mais um desafio para a saúde que queremos. Trazer qualificação aos médicos e aprimorar o atendimento dos mesmos, proporcionando mais capacitação a todas as equipes de saúde”, frisou o secretário Ramiro Azambuja.

O corpo docente da residência que tem dois anos de duração será composto de preceptores especialistas em medicina de família e comunidade para as atividades específicas, por especialistas das respectivas áreas de estágio e por preceptores de outras profissões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Censo aponta que número de famílias chefiadas por mulheres cresce em Mato Grosso

Dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de...

Sinop prepara seletivo para contratar até 350 professores

O projeto de lei que prevê contratação de até...

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...
PUBLICIDADE