PUBLICIDADE

Lucas poderá ter Programa de Residência Médica

PUBLICIDADE

O médico, coordenador do Programa de Residência Médica de Sinop e representante do Ministério da Educação (MEC), Eduardo Augusto Dossa, esteve em Lucas do Rio Verde, no último sábado, para conhecer e avaliar as estruturas da área da saúde e aprovar o Programa de Residência em Medicina de Família, que poderá ser implantado para médicos residentes nos próximos meses de 2016.

“A ideia é trazer qualificação para o município e aumentar a resolutividade dos programas de saúde desenvolvidos na rede pública. Desta forma, os médicos ficarão aptos a muitos procedimentos e poderão cuidar realmente da saúde do paciente no seu âmbito familiar e comunitário”, enfatizou a coordenadora do programa no município, Bárbara Luiza Rosa.

O programa tem como objetivo formar médicos qualificados na área clínica, com uma prática integradora, continuada, atuando em equipes multidisciplinares inseridas nas comunidades sob seus cuidados, voltada à construção da cidadania, desenvolvendo suas ações em bases epidemiológicas. Para que isso aconteça é preciso formar profissionais com conhecimentos e habilidades em prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e recuperação dos agravos mais frequentes, buscando altos índices de resolutividade.

É uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com as médicas especialistas em medicina da família e comunidade, Bárbara Luiza Rosa e Fernanda Ventura que estão organizando a instalação. A expectativa são nove vagas para Lucas do Rio Verde. A bolsa ofertada pelo MEC mais o complemento do município pode chegar a R$10 mil para cada médico residente. “Esse é mais um desafio para a saúde que queremos. Trazer qualificação aos médicos e aprimorar o atendimento dos mesmos, proporcionando mais capacitação a todas as equipes de saúde”, frisou o secretário Ramiro Azambuja.

O corpo docente da residência que tem dois anos de duração será composto de preceptores especialistas em medicina de família e comunidade para as atividades específicas, por especialistas das respectivas áreas de estágio e por preceptores de outras profissões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Condutor é arremessado de caminhonete e morre em Mato Grosso

Paulo Henrique da Silva, de 34 anos, morreu, esta...

Sinop: carro é destruído durante incêndio

O incêndio em um automóvel modelo picape foi, no...

Carro cai de ponte e mulher morre no Nortão

O acidente com um Fiat Uno prata foi, esta...
PUBLICIDADE