O número de incêndios, em maio, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, aumemtou de 9 para 11. A constatação é da 13ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, com sede em Lucas do Rio Verde. “Todo o ano a gente passa por isso e é natural que seja registrado um número maior de focos de incêndio. A maioria das ocorrências estão relacionadas ao descuido, ao despreparo das pessoas e ao uso indevido de fogo”, avalia o comandante da unidade de Lucas, capitão Heitor da Luz.
Enquanto as ocorrências tendem a crescer devido ao período de seca que já iniciou, a frota disponível para combater focos de incêndios florestais, casas ou empresas será reduzida provisoriamente. Devido os jogos Copa do Mundo, em Cuiabá, a partir do dia 12, um caminhão que fica em Lucas do Rio Verde (que tem dois) foi emprestado para o comando na capital.
Além disso, um militar da unidade também foi solicitado para atuar durante o evento, desfalcando a corporação luverdense. O número atual de soldados atuando no local não foi confirmado. Embora os jogos em Cuiabá aconteçam apenas na primeira fase competição, até o final deste mês, as equipes do interior Estado deverão permanecer à disposição da capital até o dia 25 de julho, ou seja, mais de dez dias após a final disputada no Rio de Janeiro.