O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, esteve em Lucas do Rio Verde, esta manhã. Na companhia do prefeito Marino Franz, ele visitou as instalações da atual cadeia do município e as obras do novo presídio que está sendo construído. “O sistema penitenciário é falido. Se continuar do jeito que está, vamos chegar a um caos insuportável. Em Lucas do Rio Verde, o poder público está fazendo mais do que deveria. A nova cadeia que está sendo construída se deve aos esforços do prefeito. O governo do Estado se comprometeu em dar uma contrapartida para construção da cadeia de Lucas. Vai demorar um pouco mais do que o previsto, mas vamos fazer”, ressaltou o secretário.
Marino, por sua vez, disse que com ou sem recurso do governo do Estado a cadeia de Lucas será concluída e entrará em funcionamento em abril. “Estamos fazendo a cadeia e vamos concluir dentro do prazo previsto. A contrapartida do Estado é para ser R$ 300 mil. Com ou sem este dinheiro, a prefeitura vai fazer, pois isso é uma determinação da nossa gestão. Eu já não acredito muito nas promessas do governo, mas em todo caso a nossa parte vamos fazer”, garantiu o prefeito.
Em visita as instalações atuais da cadeia, o secretário disse que a situação é lastimável. “Não podemos por panos quentes porque é um descaso que se estende por todo o Estado. Uma das nossas lutas na secretaria é para que se construam novos presídios e se abra novas vagas. Aqui em Lucas do Rio Verde a gente percebe que a superlotação existe. A sociedade vê com maus olhos o sistema prisional. A ideia que se tem é que se deve castigar, punir. E se esquece de levar em consideração dois fatores preponderantes, o de que não temos prisão perpétua e nem pena de morte. Ou seja, a pessoa condenada um dia vai sair e vai voltar a conviver em sociedade”.