As ruas paralelas à avenida Rio Grande do Sul se tornarão mão única para melhorar o trânsito na área central. Essa é uma das mudanças que estão sendo feitas. Ainda vai ser definido quais terão sentido leste e oeste. As avenidas Paraná e Rio Grande do Sul, futuramente, também poderão ser mão única, mas a mudança não seria a curto prazo.
Uma faixa elevada foi construída próxima a saída do Parque dos Buritis, na Avenida Mato Grosso, para que os motoristas sejam forçado a reduzir a velocidade, permitindo mais tempo para quem está saindo do parque possa adentrar na via. O número de vagas de estacionamento na Praça dos Migrantes vai ter mais 84 vagas para carros e 60 para motos, ampliando para 162 e 75 vagas respectivamente. Serão investidos aproximadamente R$ 100 mil na construção.
O coordenador do setor de Trânsito da prefeitura, Fábio Raabe, disse que a partir do dia 16 de maio algumas mudanças serão feitas. “A partir deste estudo nós passaremos a executar em etapas as mudanças. Uma das principais será na área central, onde nós estaremos implantando a mão única”.
Com uma projeção de crescimento de 10% ao ano no número de veículos que no município, o Poder Público está buscando a modernização do trânsito. Para os próximos cinco anos, Lucas do Rio Verde poderá ter mais de 50 mil veículos. Atualmente a frota tem mais de 35 mil unidades, crescimento médio de 10% ao ano.