Geral

Lucas do Rio Verde e Nova Mutum são destaques nacional no Indicador de Situação Previdenciária

O Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Lucas do Rio Verde obteve nota máxima no Indicador de Situação Previdenciária relativo a esse ano. O resultado foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). O Previlucas e o instituto de Nova Mutum são os únicos de Mato Grosso e da região Centro-Oeste com conceito “A” neste indicador.

Além dos dois municípios mato-grossenses, apenas outras 13 cidades nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul tiveram nota máxima na análise do MTP.

Entre 2.152 RPPS analisados pelo ministério, apenas 15 obtiveram a classificação máxima no ISP, recebendo a nota “A”. Outros 513 obtiveram a classificação “B”, 653 a “C” e o restante, “D”.

Esse indicador é atribuído aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de estados e municípios a partir da análise de vários critérios, tais como gestão e transparência, situação financeira e situação atuarial.

Os indicadores resultam de dados de receitas, despesas, investimentos, avaliações atuariais, regularidade de critérios para emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária, envio tempestivo de informações, além de considerar a classificação obtida no Programa de Certificação Institucional e de Melhoria da Gestão – Pró-Gestão RPPS.

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)