A prefeitura iniciará, neste semestre, a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela será de “Porte 1”, que é um padrão de estrutura estabelecido pelo governo federal e que é implantado em vários municípios do país. Ela funcionará 24 horas por dia. A expectativa com a implantação, é de que a unidade “desafogue” as treze Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Pronto Atendimento (PA) do município.
A secretária de Saúde, Fernanda Dotto, explicou, ao Só Notícias, que a nova instalação será responsável por uma média de oito a dez mil atendimentos, por mês. Segundo ela, o benefício possibilitará às UBSs intensificarem e melhorarem ainda mais as suas funções, que são de prevenção e promoção da saúde. Atualmente, elas são as portas de entrada de casos de urgência e emergência.
Quanto aos profissionais que atuarão na unidade, a secretária afirmou que as vagas a serem ofertadas já estão inclusas no concurso público do município, que, inclusive, terá a prova escrita realizada no dia 16 deste mês. A previsão de quando a nova estrutura entrará em funcionamento ainda não foi informada.
A UPA será construída na rua Catuípe, no bairro Rio Verde, próxima à um hospital particular. A obra será de aproximadamente mil metros quadrados e contempla alas de recepção, emergência, observação, classificação de risco, atendimento e centro de imagens. Serão investidos R$ 2,2 milhões.
Esta semana, uma equipe do Ministério da Saúde esteve na cidade para avaliar o local. Todos os projetos já foram elaborados e o arquitetônico está em análise na Vigilância Sanitária, em Cuiabá. Após a aprovação, será aberto o processo licitatório e posteriormente, o município dará início às obras.