Ainda não está confirmado se a nova cadeia de Lucas do Rio Verde será construída em 2009. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública vai priorizar a construção de Centros de Detenção Provisórias em quatro municípios diferentes, sendo em Peixoto de Azevedo (Norte), Tangará da Serra (Médio-Norte), Pontes e Lacerda (Oeste) e Juína (Noroeste), considerados mais críticos, após levantamento feito pela secretaria. Este projeto já estava definido desde 2007 com o Ministério da Justiça, tendo investimentos de R$15 milhões com contrapartida do Estado. A nova cadeia de Peixoto, por exemplo, terá capacidade para 156 vagas. A atual teve pelo menos 3 fugas este ano devido a frágil segurança.
A Secretaria Estadual de Segurança informou, ao Só Notícias, que a prioridade em Lucas do Rio Verde é melhorar a estrutura atual, fazer adequações em celas e outras dependências até que sejam garantidos recursos para construir a nova cadeia que receberá presos também de Ipiranga do Norte e Itanhangá. O local ainda será definido.
As obras para a nova unidade haviam sido acertadas em fevereiro do ano passado, em reunião entre o então secretário Estadual de Segurança, Carlos Brito, e o prefeito Marino Franz. A prefeitura doou uma área e o planejamento era construir uma cadeia para 120 detentos com investimentos iniciais de R$1,4 milhão.
A atual cadeia está localizada em área central de Lucas e comporta aproximadamente 120 detentos em um espaço construído para atender somente 48. Conforme Só Notícias informou, para amenizar os problemas como superlotação, má ventilação e fragilidade na segurança, considerados emergenciais, estão sendo feitas algumas modificações e a maior parcela da conta está sendo bancada pelo Conselho da Comunidade e empresas.