A Central de Recolhimento de óleo já utilizados no preparo de alimentos passou a funcionar na sede da unidade da Fiagril (idealizadora do projeto De Olho no Óleo em parceria com SAAE), na avenida da Produção, em Lucas do Rio Verde. O gerente socioambiental da Fiagril, Gheorges Rotta, afirmou em entrevista ao Só Notícias, que em Lucas são recolhidos de 3,5 mil a 4,5 mil litros de óleo mensalmente, são usados na produção de biodiesel. A conscientização da população em fazer doações e evitar descartar o óleo no solo está aumentando cada vez mais.
Ele explicou que o projeto surgiu devido a falta de empresas especializadas na região, para a destinação correta do material, muita vezes jogado em ralos ou boca de lobos. “Ele pode contaminar rios e solo. Se jogar diretamente no solo, por exemplo, animais podem se contaminar. Isso, porque entra num processo de saturação que pode ter material orgânico, e este vai entrar em decomposição no meio”, explicou.
Gheorges informou que o todo o processo é feito pela Fiagril, em Lucas do Rio Verde. “O transformamos [óleo] em um produto nobre, o biodiesel, que vai se transformar em energia, e vai mover veículos e outros equipamentos”, afirmou. A participação da população rende cupons para concorrer a prêmios, como o sorteio de cadernetas de poupanças, no próximo dia 14, em parceira com a Cooperativa de Crédito Sicredi.
“Desejamos que a população participe de forma efetiva. Quem tem óleo em casa, no comércio, estamos a disposição para coletar”, afirmou o gerente. “Nossa meta é que este número cada vez cresça, em quantidade de óleo e de locais que participam da entrega, para que isso seja um hábito”.
O projeto está sendo desenvolvido juntamente com o SAAE- Serviço Autônomo de Água e Esgoto- A central de recolhimento atende pelo telefone (65) 3549-3549-8949.
(Atualizada às 21:55h)