O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Lucas do Rio Verde emitiu, ontem, alerta aos moradores sobre as penalidades em casos de “ligações clandestinas” de água. A prática, que consiste em alterar as condições de instalação e de funcionamento do hidrômetro, além de manipular indevidamente a tubulação, fazendo com que ocorra o consumo sem medição, é considerada infração grave. O diretor do órgão, Pedro Fernandes de Góis, afirmou, ao Só Notícias, que nos últimos dias a instituição tem recebido denúncias que indicam a ocorrência do crime no município. Além disso, pelo menos três incidências da irregularidade já foram detectadas nos últimos 30 dias.
O diretor afirmou ainda acreditar que outros crimes dessa natureza estejam ocorrendo sem serem descobertos. Por isso, reforçou que o órgão continuará a investigar. Os telefones para denúncias são o 115, o (65) 3549-2329 e o 0800 646 4004.
De acordo com o SAAE, entre as penalidades, a pessoa responsável pela prática pode receber multa que varia de R$ 300,00 à R$1.500,00. Além disso, pode ter o corte imediato do fornecimento de água e, até mesmo, ser preso, pegando de um a quatro anos de reclusão.