PUBLICIDADE

Lucas: 79 presos transferidos para Cuiabá podem voltar

PUBLICIDADE

Os 79 reeducando transferidos de Lucas do Rio Verde, no dia 5 de maio, poderão retornar ao município, amanhã, superlotando novamente as celas da cadeia do município. Por determinação da Justiça de Cuiabá, estes detentos deverão ser devolvidos e a transferência estaria marcada para amanhã. O prefeito Marino Franz, que está em viagem a Tocantins, disse, por telefone, que está se inteirando no caso, no Tribunal de Justiça, e não acredita que os detentos sejam trazidos de volta.

O advogado Alexandre Willian de Andrade, que acompanha o caso da superlotação da unidade, expôs que, “em razão da superlotação da cadeia, o juiz de Execuções Penais da comarca determinou que fossem transferidos alguns detentos para outros presídios. Para isso, o juiz solicitou a interdição parcial da cadeia. Ocorre que em Cuiabá, o juiz também interditou os presídios e determinou que os presos provisórios retornem as suas cidades de origem. A nossa cadeia já está com mais de 120 detentos, que é o número permitido e se a gente receber esses 79 de volta, vamos colocá-los aonde? Os diretores dos presídios da capital terão que cumprir a determinação judicial e trazer esses detentos de volta. Quando eles chegarem aqui, o diretor da cadeia local terá que mostrar a decisão judicial da comarca daqui e não poderá recebê-los. Se ambos não fizerem isso responderão por crime de desobediência”, explicou.

No início deste mês, o secretário adjunto de Administração Penitenciária, José Antônio Chaves, esteve em Lucas do Rio Verde e constatou a superlotação, apontada e cobrada pelo Ministério Público e Conselho de Segurança. Na oportunidade, o MPE acionou a Justiça solicitando a interdição da cadeia, o que foi prontamente atendido. Desde então, a cadeia de Lucas do Rio Verde não pode abrigar mais do que 120 reeducandos.

Outro lado
Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos disse que está realizando os trâmites necessários para realizar a transferência dos 79 reeducandos de Cuiabá para Lucas do Rio Verde. No entanto, ainda não tem uma data definida ainda para que esta ação seja realizada.

(Atualizada às 16h40)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE