Quatorze detentos foram transferidos da cadeia de Lucas do Rio Verde para presídios de Cuiabá no último final de semana. A informação foi repassada, ontem, pelo diretor da unidade, Jairo Nascimento. Segundo ele, por mais que estes detentos tenham sido transferidos, o problema de superlotação no local persiste. "O número de presos transferidos não foi nada relevante. Como a cadeia está sempre acima de sua capacidade, a transferência do final de semana não alivia em nada".
A cadeia do município possuiu atualmente 190 presos entre fechados e albergados em um espaço em que cabem 86. "A superlotação, não é apenas em Lucas. É algo que se verifica em todas as cadeias e penitenciarias do Estado".
Outro problema enfrentado pela unidade são os presos já condenados e que permanecem detidos no local. São aproximadamente 30 nesta situação, que se fossem transferidos diminuiria a superlotação. "Conforme a Lei, a cadeia é somente para presos provisórios, o que não acontece aqui em Lucas do Rio Verde. Os 14 detentos transferidos no final de semana são todos presos já condenados e que não poderiam esta aqui. Uma nova transferência será feita somente quando houver vagas nas penitenciárias do Estado".