sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Localizado processo sobre chacina em Matupá dado como desaparecido

PUBLICIDADE

Foi localizado pelo Fórum de Peixoto de Azevedo em Colíder, o processo de número 024/1997, que apura o envolvimento de cinco policiais militares na chacina de Osvaldo José Bachmann e dos irmãos Arci e Ivanir Garcia dos Santos. Até então, o processo era dado como desaparecido.

O crime ficou conhecido nacionalmente como “Chacina de Matupá” pela crueldade na execução das vítimas.Os três homens foram queimados vivos depois de um sequestro. A chacina aconteceu há 15 anos e até hoje nenhum dos denunciados, 23 pessoas, foi a julgamento.

De acordo com A Gazeta, com a não localização do processo, o promotor da cidade, Adriano Roberto Alves, pediu para que o fato fosse certificado oficialmente.Sem outra alternativa, ele solicitou em 13 de março de 2006 ao juiz da comarca para que os autos fossem restaurados.

Isso significa que seria solicitada uma cópia do inquérito policial e novamente o processo seria montado, o que demandaria tempo. O maior risco era o que o prazo de 20 anos para que os denunciados fossem a júri expirasse. O Ministério Público aguarda a decisão do Tribunal de Justiça quanto ao pedido de desaforamento realizado em março deste ano. O MP quer a realização do júri popular em Cuiabá.

A argumentação é a de que os denunciados são pessoas que ainda exercem influência na região e que dezenas de pessoas colaboraram de maneira indireta para o crime. Dessa forma, o corpo de jurados não poderia ser retirado de Matupá ou mesmo de cidades vizinhas. Ao todo são 13 volumes onde centenas de depoimentos foram colhidos.

O caso deixou para Mato Grosso a triste fama de ser um Estado onde a violência chegava a extremos. Toda a ação foi filmada por um cinegrafista amador, Lino José Durrewald. A fita VHS foi distribuída por diversos países.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE