PUBLICIDADE

Livro de professora da UFMT é finalista do Prêmio Jabuti

PUBLICIDADE

A professora e pró-reitora de Pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Leny Caselli Anzai, está na lista de finalistas do 57º Prêmio Jabuti, um dos mais importantes e conhecidos do país. A docente concorre na categoria de Ciências Humanas, com a obra Luís de Albuquerque – viagens e governo na Capitania de Mato Grosso/1771-1791, pela editora Versal, produzida em coautoria com a professora da Universidade de Brasília (UnB), Janaína Amado.

Foram dez finalistas em cada uma das 27 categorias existentes. Os três livros que receberem a maior pontuação dos jurados serão considerados vencedores em sua categoria, ocupando as três primeiras posições. O resultado final sai no dia 19 de novembro.

O livro das professoras apresenta a trajetória do capitão-general Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres. Ele foi o homem designado pelo Marquês de Pombal, em 1771, para ser o governador da capitania de Mato Grosso. A indicação era crucial naquele momento histórico, pois Portugal buscava garantir a posse de territórios na região Oeste do Brasil, disputada com a Espanha.

A categoria na qual a professora foi classificada entre os finalistas contempla livros compostos por pesquisas, ensaios, textos profissionais, acadêmicos, científicos – ou obras de divulgação – que descrevam, fundamentem ou discutam temas relacionados à Sociologia, Antropologia, História, Geografia, Filosofia, Política, Religião ou assuntos correlatos.

O Prêmio Jabuti possui 27 categorias. Este ano, ao todo, recebeu 2.573 inscrições, ou seja, foram 270 finalistas. A área de Ciências Humanas é premiada desde 2002. No ano passado, foram 134 inscritos nessa categoria. O número deste ano ainda não está disponível.

A cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti 2015 será realizada em 3 de dezembro de 2015, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O primeiro lugar recebe troféu e R$ 3,5 mil. Os segundos e terceiros, apenas troféu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sete vítimas de acidente com ônibus em Mato Grosso recebem alta hospitalar

Sete vítimas do grave acidente de trânsito registrado na...

Sinfra libera parcialmente tráfego de rodovia Cuiabá-Chapada após deslizamento na pista

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou...
PUBLICIDADE