PUBLICIDADE

Lideranças debatem nesta 3ª em audiência pública concurso para contratar servidores na Unemat

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso fará, amanhã, audiência pública para tratar do concurso público visando contratar docentes e profissionais técnicos na Universidade do Estado de Mato Grosso. Os secretários estaduais de Planejamento e Gestão e Ciência e a reitora Unemat devem participar, além de presidentes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado e Associação dos Docentes da Unemat.

A universidade tem cerca de 1058 vagas para docentes. O Sistema Estadual de Administração de Pessoas, mostra que, em setembro do ano passado, 743 eram de docentes efetivos e 677 contratados. O número de contratos temporários nos últimos cinco anos também é considerado expressivo. Em maio de 2021, havia 524 professores com contratos temporários, enquanto 743 eram docentes efetivos. 

A Adunemat aponta que “essa situação vem se agravando nos últimos anos devido à aposentadoria de docentes que entraram nos primeiros concursos, realizados em 1990, 1994 e 1998, e acelerada pela Reforma da Previdência em vigor desde 2019. O último concurso público realizado para professores foi em 2013, ou seja, há 10 anos”.

A falta de concurso público para a contratação de professores tem sido um tema recorrente no Sindicato dos Docentes e a a consequência da não realização “é a precarização nas relações de trabalho docente, com sobrecarga de trabalho, instabilidade funcional, impedimentos na proposição de projetos de pesquisa em agências financiadoras, salários inferiores aos efetivos com titulação semelhante, além da insegurança que resulta em prejuízo para a universidade”.

A audiência foi convocada a pedido do deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE