O cacique da etnia kayapó, Megaron Txucarramãe, confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que a passagem de veículos na MT-320, na entrada da cidade de Colíder (158 quilômetros de Sinop), voltará ser interditada, esta manhã. "A MT-320 vai ser fechada até o prefeito de Colíder [Noboru Tomiyoshi] ou o governador Pedro Taques resolver o problema do Hospital Regional de Colíder. O hospital vai parar o atendimento? Ontem, uma criança morreu no hospital. Todos nós ficamos tristes. Precisamos do hospital e dos médicos para atender os pacientes aqui [em Colíder]”, disse Megaron.
Ontem, por volta das 15h, um grupo de índios interditou a rodovia. Eles utilizam pneus e alguns objetos para obstruir a passagem de veículos. A rodovia é a principal via de acesso aos municípios de Nova Canaã do Norte e Alta Floresta. No entanto, os indígenas liberaram a passagem de todos os veículos às 18h. Não houve incidentes, embora o manifesto tenha causado transtornos e atrasado viagem de muitas pessoas.
O governo do Estado pagou um dos oitos salários atrasados dos médicos em Colíder. Segundo os médicos, foi realizada a quitação da folha do mês de fevereiro, na última sexta-feira. Porém, como os salários estão atrasados desde outubro do ano passado, eles decidiram permanecer em greve.
Conforme Só Notícias já informou, a greve começou no dia 7 de abril. Desde então, os médicos atendem apenas casos de urgência e emergência. Cirurgias eletivas, consultas agendadas e também o pronto atendimento foram suspensos. De acordo com o diretor do hospital, Elizadro de Souza Nascimento, existe a previsão de que hoje sejam feitos outros pagamentos. Não foi informado quantos salários serão pagos. A expectativa dele, é de que com esse novo repasse os médicos voltem a trabalhar.
O Hospital Regional de Colíder atende pacientes de Nova Canaã do Norte, Itaúba, Nova Santa Helena, Nova Guarita, Novo Mundo, Marcelândia e Colíder.