PUBLICIDADE

Líder indígena do Xingu discutirá com Funai impactos de usina

PUBLICIDADE

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, deve receber amanhã, lideranças indígenas Ikpeng, que vivem no Parque do Xingu, no nordeste de Mato Grosso. A informação é do líder da comunidade, Kumaré Txicão, que afirmou que o motivo do encontro é discutir os impactos ambientais causados por uma usina hidrelétrica construída no Rio Culuene, afluente do Rio Xingu.

Em entrevista hoje, ao programa Amazônia Brasileira, da Rádio Nacional Amazônia, o líder Ikpeng informou que as obras são prejudiciais aos rios do Xingu, uma vez que danificam as nascentes e comprometem a pesca, principal base alimentar dos índios da região.

Na entrevista, Kumuré disse que desde o mês de junho a comunidade não utiliza barcos para navegar, por causa do nível da água.

Na semana passada, os índios da etnia Ikpeng fizeram 12 reféns – oito pesquisadores que prestavam serviço à empresa Paranatinga Energia S/A e quatro funcionários da Funai. Os indígenas protestavam contra os impactos ambientais causados pela pequena central hidrelétrica construída pela Paranatinga. Os últimos reféns foram liberados ontem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE