Representantes da Infraero e da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) se reuniram na manhã desta quarta-feira (4), em Cuiabá, para definir os preparativos finais para o lançamento do edital de licitação para as obras de ampliação e reforma do Aeroporto Marechal Rondon.
De acordo com o superintendente do aeroporto, João Marcos Coelho Soares, a área técnica da Infraero atuará em parceria com a Secopa, destacando três engenheiros para acompanhar as obras do terminal aeroportuário. O projeto básico será repassado para a Secopa nesta sexta-feira (06.07) e a expectativa é que até na próxima quarta-feira (11.07) o aviso de licitação seja publicado no Diário Oficial do Estado e no Diário Oficial da União.
A licitação seguirá os moldes do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é mais ágil que uma concorrência pública tradicional. Nesse modelo de contratação, o orçamento é divulgado apenas no final do certame, permitindo maior competitividade entre os licitantes.
As intervenções no aeroporto incluem reforma e ampliação do terminal de passageiros, adequação do sistema viário e construção do estacionamento. A área construída passará dos atuais 5.460 m² para 13. 200 m². A capacidade também subirá de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros ao ano, oferecendo melhor estrutura e segurança durante a Copa de 2014, além de ser um importante legado para Mato Grosso, a obra deve ser finalizada em dezembro de 2013.
Atualmente está em construção o prédio administrativo da Infraero, que deve ser finalizado em outubro deste ano. Em 30.11.2011 foi entregue o Módulo Operacional Provisório (MOP) para desembarque dos passageiros do Aeroporto Marechal Rondon, que foi a primeira etapa da ampliação do aeroporto.
"Nossos técnicos vão trabalhar inclusive durante este fim de semana para dar mais agilidade nos procedimentos internos que antecedem à publicação do edital. O aeroporto é uma obra estratégica para Copa do Mundo e, com o RDC, esperamos assinar a ordem de serviço em até 60 dias após o lançamento do edital", explicou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.